Sejam bem vindos...

Sejam bem vindos ao Blog do Peagah, este blog é para compartilhar informações sobre tecnologia, cultura, games, Automobilismo real e Virtual, além de coisas cotidianas, sintam-se em casa...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Novo centro de Maringá, conheça detalhes do projeto...



Há muitos anos atrás uma grande área com uma localização excelente em Maringá era inutilizada para expansão imobiliária de qualquer natureza por abrigar por um longo tempo o pátio de manobras da rede ferroviária.

Reparem nessas duas fotos da década de 70 o pátio de manobras da rede ferroviária e suas enormes composições bem no centro da cidade. Os trêns cruzavam a cidade no sentido leste-oeste e vice-versa.






Em 1985 as lideranças municipais lutaram para a retirada do pátio de manobras da rede ferroviária do local, o que realmente foi feito. Entretanto o trilho principal não foi retirado e continuou cortando o atual NOVO CENTRO da cidade no mesmo sentido. Devido a constante passagem de trens de cargas que atrapalhava intensamente o trânsito, os trilhos não deixaram de ser um empecilho ao desenvolvimento dessa área central!

Grande Sacada! (1997) Foi aí que Maringá soube, ao contrário de muitas cidades, reconhecer o valor histórico dos trêns. Ao invés de retirar o trilho principal do centro e fazer um contorno ferroviário pela periferia, numa das partes mais audaciosas do projeto a linha férrea foi inteiramente rebaixada (1,7 km no Novo Centro) e construido um tunel, por onde hoje passam os trêns de carga!

Por essa foto da década de 90 vocês podem ver a laje do túnel ferroviario atravessando uma grande área verde, o NOVO CENTRO.

Túnel


O fato de uma área de privilegiada localização ficar inativa para a construção civil não tem aspectos só negativos. Isso permitiu a grande expansão da cidade para a Zona Norte e a consolidação de um dos maiores bairros de Maringá, a Zona 07.

Essa foto mostra uma pequena parte da Zona 07, que tem no seu coração um grande quadrilátero conhecido hoje por Vila Olímpica. O forista vhbmgá já postou a respeito desse outro projeto. Notem que a foto foi tirada da sacada de um prédio. Deste lado do estádio a Zona 07 é mais densa do que o que está em evidência. Reparem também que há um prédio no canto direito cortado pela foto, ele já é um dos que estão em construção no Novo Centro. Portanto, a Zona 07 é uma área densa, que está muito próxima do Novo Centro que está tendo um boom imobiliário que por sua vez é bem próximo do centro. Eu creio que com o passar dos anos, Centro + Novo Centro + Zona 07 constituirão de fato o CENTRÃO de Maringá.


Continuando com o projeto. No inícios dos anos 2000, a área muito cobiçada pela construção civil começou receber infra-estrutura. Com orçamento de 45 milhões de reais começou a construção da avenida Horácio Racanello Filho (Supervia leste-oeste) sobre a laje do túnel ferroviário. O Novo Centro a partir daí foi liberado oficialmente para obras privadas.

O projeto vai muito além de uma simples avenida como você pode notar pelo esquema abaixo. A avenida foi contruída sobre a laje do túnel ferroviário em toda sua extensão, mas como a idéia é de se fazer uma supervia que corte a cidade em leste-oeste, assim que o túnel acaba (no perímetro do Novo Centro) as pistas passarão a margear os trilhos. Para isso está sendo feito o entrincheiramento dos trilhos não contemplados com túnel.


Início da contrução da avenida Horácio Racanello Filho. Vocês já podem observar algumas obras privadas.


Quase concluída no perímetro do NOVO CENTRO

Por volta de dois meses atrás, já concluída na área do NOVO CENTRO. Reparem que a avenida possui postes modernos e não tem fiação aérea.


Nessa foto aérea que pega praticamente todo o CENTRO de Maringá você pode observar a avenida no canto direito da foto, e constatar a proximidade do NOVO CENTRO com o CENTRO. Segundo a prefeitura, a avenida terá arborização especial, plantadas em vasos, já que não há como plantá-las diretamente no chão por causa da laje de concreto do túnel ferroviário. Note na ponta superior da avenida a pequena abertura que ela faz para passar a margear os trilhos.


Foto do NOVO CENTRO tirada pelo fotista cara.bsb de Brasília. Os cruzamentos do Novo Centro foram revertidos em paver. Com atenção dá para observar a diferença entre o piso comum do asfalto e quando chega no cruzamento por essa foto. O Cruzamento em questão é o da avenida São Paulo com a avenida Horácio Racanello Filho.


Hoje estão em construção no local por volta de 30 prédios.

Enquanto isso, a supervia leste-oeste segue em sentido leste. Foram incuídos no orçamento de 45 milhões a construção de 7 viadutos, 4 para o leste e 3 para o oeste, todos sobrepondo a supervia. A construção do primeiro viaduto, na avenida Tuiutí, está prevista para começar em setembro.

Fotos da continuação da Supervia leste-oeste. Reparem na construção do muro lateral norte, no processo de entrincheiramento dos trilhos.



Espero que tenham gostado...

Fonte: http://www.skyscraperlife.com/cidades-e-paisagens/8573-novo-centro-de-maring%E1-conhe%E7-o-projeto.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário