Computação em nuvem é uma realidade, existente hoje principalmente pela melhora na tecnologia de transmissão de dados, estrutura de internet e principalmente o baixo custo dos dispositivos de armazenamento de dados, também conhecidos como storage data, desde um simples hard disk até um servidor de arquivos profissional, tudo contribuiu para que hoje, houvessem serviços que disponibilizassem em algum lugar do mundo, ambientes virtuais que comportassem arquivos e mais arquivos de pessoas espalhadas pelo globo.
Assim o cloud computing nasceu e esta aí, um serviço que toma forma e evolui a cada dia. Mas onde estão os dados??? Com certeza em algum lugar por aí, discussões longas acerca de que forma esses dados estarão protegidos desde o nascimento da nuvem existem, é seguro guardar dados na nuvem? Quem tem acesso? Corro risco de perder meus dados? Na minha opinião os dados estão tão seguros quanto em um hard disk local em seu desktop, que ao simples piscar de luz se vai, apesar da dramaticidade da afirmação, um hard disk físico é frágil, da mesma forma que dados on the go, como os americanos chamam esses serviços pode um dia ser acessados por terceiros, ou não.
Quanto mais se desenvolve o serviço de nuvem, mais segurança para esses dados é desenvolvida, ou seja algoritmos de criptografia, senhas, two pass validations entre outras formas de se proteger ou tentar se proteger de acessos indevidos é estudado e implementado.
Seria morte dos desktops? A computação local vai deixar de existir? Acredito que os personal computers ainda vão existir por um tempo, eles estão se transformando, sim, mas ainda há computação pessoal, sistemas operacionais remotos são muito dependentes de banda larga confiável e veloz, e pelo menos no caso brasileiro, não temos nem um nem outro, a boa banda larga no Brasil, se é que ela existe é cara e impraticável para a grande maioria da população, queira o senhor da Luz que isso mude, mas enquanto o governo brasileiro cria mais programas assistenciais para eleger seus candidatos nas próximas eleições, a infraestrutura nacional vai ficando para trás, é lamentável, por esse e por outros motivos ainda teremos computação offline, digamos assim, por um tempo. .


Desktop morre no dia que os jogos puderem ser executados em nuvem, até lá, o poder da customização prevalece!
ResponderExcluirConcordo contigo Denis, nem citei a indústria dos games que com certeza ainda dará muito gás para os desktops, os notebooks para games ainda tem preços exorbitantes e não é acessivel para muita gente, serviços como a onLive já tem essa proposta de rodar games na nuvem , mas ae esbarramos novamente na banda larga, que no Brasil é piada. Obrigado pelo comentário, participem, esse blog é de vocês
ResponderExcluir